Sala do Empreendedor de Itabuna vai para o SineBahia‏

José Humberto Martins
Ascom/Lucas França

Os serviços de informações gerais sobre pequenos negócios, emissão de boletos e alteração de informações cadastrais do microempreendedor individual (MEI), além de novas formalizações, passarão a ser prestados, nos próximos dias, em uma sala da unidade modelo do Sinebahia, na Rua Inácio Tosta Filho, centro de Itabuna. A Prefeitura decidiu transferir para aquele local o funcionamento da Sala do Empreendedor, a primeira a ser implantada no interior da Bahia e que há três anos funciona no Centro Administrativo Firmino Alves.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, a mudança tem o objetivo de facilitar a vida do empreendedor, oferecendo-lhe serviços mais próximos ao centro. A intenção é também aproveitar o fluxo de trabalhadores que ainda atuam na informalidade e que procuram o Sinebahia, diariamente, em busca de novas oportunidades de emprego, além de estimulá-los à formalização e à prática do empreendedorismo.  

De julho – quando foi inaugurado - a dezembro do ano passado, o Sinebahia realizou 7.500 atendimentos.  Este quantitativo se desdobra em novos cadastros na modalidade intermediação de mão de obra, encaminhamentos de trabalhadores a vagas de emprego, liberações de seguro-desemprego e treinamentos de qualificação, através de cursos e oficinas. “É justamente este perfil de público que pretendemos atrair, estimulando o empreendedorismo perto de onde eles mais se concentram”, justifica José Humberto.

Paralelamente à mudança do espaço físico, que passará a ser maior e mais confortável, a Prefeitura de Itabuna dá sequência ao projeto da “Sala Itinerante”, levando produtos e serviços aos pequenos comerciantes nos bairros. Esta semana, o atendimento está acontecendo no bairro São Caetano.

Mas a coordenadora da Sala Itinerante, Liliane Sarmento, explica que o espaço está atendendo aos trabalhadores e empreendedores da microrregião do São Caetano, a exemplo do Fonseca, Pedro Jerônimo, Vale do Sol, Novo São Caetano, Carlos Andaraí e Novo Fonseca.

Premiação - A ideia de criação da “Sala Itinerante” acaba de credenciar o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, à disputa do título estadual de “Prefeito Empreendedor da Bahia”, promovido pelo Sebrae. Em 2013, quando Vane assumiu a Prefeitura, o município tinha apenas 999 microempreendedores individuais registrados.

No final do primeiro ano do mandato, o número subiu para 3.555 MEIs. No ano seguinte, saltou para 5.101 e, em ano passado, atingiu o patamar de 6.728 formalizações, correspondendo a um incremento de 573%, em apenas três anos.

Na lista dos 26 municípios que compõem o Território Litoral Sul, Itabuna tornou-se a “Capital do Empreendedorismo”, com o maior número de formalizações, bem acima da média estadual. Um dos principais motivos do crescimento é atribuído a iniciativa de percorrer bairros e estimular novos pequenos negócios e formalizações.